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9 de out de 2010

Trabalho mostra o resultado do teste de acuidade visual e estrabismo em escolas estaduais do ciclo básico




Proposição de procedimento de detecção sistemática de perturbações oftalmológicas em escolares



Rosely Moralez de FigueiredoI; Eloisa Cristina dos SantosII; Ivonete Ap. Almas de JesusIII; Rosa Maria CastilhoIV; Edmar Vieira dos SantosV



IPós-Graduanda da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) -Campinas, SP - Brasil

IIPrefeitura Municipal de Campinas, Campinas, SP -Brasil

IIISanta Casa de Misericórdia de São Carlos - São Carlos, SP - Brasil

IVServiço Nacional de Aprendizagem Comercial - São Carlos, SP - Brasil

VDepartamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - São Carlos, SP - Brasil







RESUMO



Proposição de um procedimento de detecção sistemática de perturbações oftalmológicas em escolares, com participação do pessoal da escola. A partir de levantamento realizado em escolas estaduais que oferecem ciclo básico, da cidade de São Carlos, SP (Brasil), foi proposta a realização de teste de acuidade visual. Nove escolas participaram do estudo. Os professores das escolas foram treinados e realizaram os testes de acuidade visual e estrabismo nos seus alunos, de forma padronizada. Das 2.025 crianças testadas, 88,1% apresentaram níveis de acuidade visual maiores que 0,8 e uma prevalência de estrabismo de 2,17%. Finalizada a aplicação dos testes, cada escola apresentou propostas para aplicação sistemática do teste. As propostas têm em comum a realização dos testes pelos professores com a supervisão pelos coordenadores do ciclo básico, cabendo à enfermeira assessoria a todos os níveis de atividades do programa.



Descritores: Testes visuais, utilização. Triagem de massa, normas. Saúde escolar. Distúrbios da visão, prevenção.



fonte: Rev. Saúde Pública v.27 n.3 São Paulo jun. 1993



Quem quiser conhecer o texto na íntegra, acessar o link:

http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101993000300008&lng=pt&nrm=iso



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