Pesquise neste blog

9 de nov de 2013

Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O governo federal lançou (25/11), às 14h30, no Ministério da Saúde, a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue (comemorada na última semana de novembro), criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decreto publicado no Diário Oficial de 24 de novembro. Durante a solenidade de lançamento, que aconteceu no auditório Emílio Ribas (térreo), cinco ministérios (Saúde, Defesa, Educação, Trabalho e Emprego e dos Esportes), três confederações nacionais de empregadores (Indústria, Agricultura e Comércio) e três centrais sindicais (CUT, CGT e Força Sindical) assinaram Termo de Compromisso pela execução de uma série de atividades para conscientizar a população da importância da doação de sangue, um ato solidário que pode salvar vidas.
O Termo de Compromisso e o decreto presidencial fazem parte da estratégia do governo para o Brasil atingir a meta de ter entre 3% e 5% da população doando sangue anualmente. Essa é a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país manter os estoques regularizados. Hoje, o percentual de doadores brasileiros varia entre 1,76% e 1,78% por ano.
Segundo o Termo de Compromisso, os cinco ministérios, dentro das especificidades de cada área e das suas possibilidades, deverão desenvolver as seguintes atividades:
  • Homenagens públicas aos doadores voluntários de sangue;
  • Ações informativas voltadas para os diversos segmentos da sociedade, buscando fomentar a atividade de doação de sangue;
  • Campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue;
  • Processos educativos direcionados às crianças e adolecentes, difundindo conceitos de solidariedade e cidadania, relativos à atividade de doar sangue;
  • Outras atividades informativas e educativas que demonstrem para a população os inúmeros benefícios do ato de doação de sangue.
As obrigações das centrais sindicais e confederações de empregadores, dentro das suas áreas de abrangência e das suas possibilidades, são:
  • Ações informativas buscando fomentar a atividade de doar sangue;
  • Campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar sangue;
  • Processos educativos com vistas à difusão de conceitos de solidariedade e cidadania, relativos à atividade de doar sangue;
  • Outras atividades informativas e educativas que demonstrem e incentivem o ato de doar sangue.
Na solenidade, foram homenageados cinco doadores voluntários fidelizados (aqueles que doam pelo menos duas vezes em um ano) de cada região do país. Também estava presente a campeã de mountain bike Juliana Machado Rodrigues, que dará seu depoimento sobre a experiência como atleta doadora. Ainda durante o evento, o ministro da Saúde, Humberto Costa, apresentou as diretrizes da Política Nacional de Sangue (vide anexo).
Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, e na última semana desse mês os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade. Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.
Campanha - O Ministério da Saúde realiza até o dia 20 de dezembro uma campanha de massa para conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue. Com o slogan Doe vida. Doe sangue, a campanha estará nas rádios, em cartazes, folhetos e tentará mudar uma antiga cultura pela qual as pessoas preferem doar sangue a conhecidos. "Você só doa sangue para quem você conhece? Então a gente gostaria de apresentar algumas pessoas", é a mensagem dos cartazes e folhetos, acompanhada de fotografias de várias pessoas. Nas rádios, atores interpretarão pesoas que necessitam de doações.


Cristina de Lourdes Henriques Giorgio Giannella 

Necessita de doadores  de sangue.  Comparecer no Banco de sangue do Hospital Ana Costa, fornecendo o nome acima , sito à Rua Amazonas 143, 8o. andar, sala 868, Santos, SP, de 2a a 6a das 8 às 14 hs e último sábado do mês das 8 às 11 hs, maiores informações: fone: 13-3226-9252;


Antecipadamente agradeço

Mesmo que não possam comparecer, divulguem entre seus amigos, compartilhem no Facebook, etc.