Pesquise neste blog

17 de abr. de 2011

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 25 de abril de 2011

Vírus H1N1


Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 25 de abril

Bartira Betini







A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 25 de abril e só na Baixada Santista 280 mil pessoas devem tomar a vacina. Mas muita gente não sabe exatamente quais vírus ela combate.



Esse ano a vacinação foi ampliada. Crianças de até dois anos e grávidas terão direito a dose gratuita até dia 13 de maio, Além dos idosos acima de 65 anos, a população indígena e profissionais da saúde .



A cada ano o vírus mais persistente dos tipos H1N1, H3N2 e Tipo B compõe a vacina que é tríplice viral. Estudos internacionais são realizados para descobrir quais são os mais nocivos e com base nesse levantamento é desenvolvida uma vacina para combatê-los.



“A gripe H1N1 não é mais um risco de pandemia, mas a imunização ao vírus do ano passado foi mantida porque ainda há circulação no País e o ideal é evitar qualquer indício de contaminação, por menor que seja”, diz a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde.



A vacinação acontece de segunda a sexta-feira nos postos municipais de saúde. No sábado dia 30 de abril será o dia “D” da campanha nacional e todos os postos estarão abertos. No Brasil, 30 milhões de pessoas devem tomar a vacina, sendo 6.800 milhões somente no Estado de São Paulo.



Vacina paga



Nas clínicas particulares de Santos a vacina da gripe já está disponível há pelo menos três semanas. O preço da dose é de R$ 40 e crianças até nove anos precisam tomar duas doses.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=86108&idDepartamento=5&idCategoria=0