Vírus H1N1
Campanha nacional de vacinação contra gripe começa em 25 de abril
Bartira Betini
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 25 de abril e só na Baixada Santista 280 mil pessoas devem tomar a vacina. Mas muita gente não sabe exatamente quais vírus ela combate.
Esse ano a vacinação foi ampliada. Crianças de até dois anos e grávidas terão direito a dose gratuita até dia 13 de maio, Além dos idosos acima de 65 anos, a população indígena e profissionais da saúde .
A cada ano o vírus mais persistente dos tipos H1N1, H3N2 e Tipo B compõe a vacina que é tríplice viral. Estudos internacionais são realizados para descobrir quais são os mais nocivos e com base nesse levantamento é desenvolvida uma vacina para combatê-los.
“A gripe H1N1 não é mais um risco de pandemia, mas a imunização ao vírus do ano passado foi mantida porque ainda há circulação no País e o ideal é evitar qualquer indício de contaminação, por menor que seja”, diz a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira nos postos municipais de saúde. No sábado dia 30 de abril será o dia “D” da campanha nacional e todos os postos estarão abertos. No Brasil, 30 milhões de pessoas devem tomar a vacina, sendo 6.800 milhões somente no Estado de São Paulo.
Vacina paga
Nas clínicas particulares de Santos a vacina da gripe já está disponível há pelo menos três semanas. O preço da dose é de R$ 40 e crianças até nove anos precisam tomar duas doses.
Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=86108&idDepartamento=5&idCategoria=0